Nós, pessoas consultoras de Emprego Apoiado, temos muitos desafios importantes que nos tiram da zona de conforto e exigem nossa criatividade, estudo e troca entre profissionais e pessoas com deficiência que acompanhamos.
Nesse processo, além das parcerias, a escuta, a observação, o estudo sobre estratégias e práticas são fundamentais. Tendo tudo isso em vista, eu e diversos profissionais criamos o e-book “Trabalho na Pandemia: Guia para o funcionário” em menos de um mês.
Nesse material é possível entender os contratos de trabalhos autorizados no período da pandemia, como afastamento, suspensão, redução de carga horária, entre outros. Ele foi criado, principalmente, para pessoas com deficiência conhecerem todo esse novo contexto.
A publicação contou com o acompanhamento de advogados, consultores de Emprego Apoiado e pessoas com deficiência. A parceria de todos os envolvidos possibilitou uma entrega rápida em um momento tão diferente de todos que já vivemos, que é a pandemia.
Esse e-book contou com a utilização da metodologia da Leitura Fácil. Entre suas diretrizes, ela conta com a validação das pessoas com deficiência, utilização de uma linguagem acessível e de imagens.
A sensação foi muito boa quando ele ficou pronto. Sentimos que contribuímos com a sociedade com um material de muita qualidade, que só foi possível pelo envolvimento de todos. O nosso objetivo era que o guia fosse simples e gratuito para facilitar o acesso de todas as pessoas.
Eu agradeço muito por fazer parte dessa ação com tantas pessoas com deficiência, pessoas consultoras de Emprego Apoiado e organizações importantes, como UNILEHU, Centro Síndrome de Down (CESD) e Federação Nacional do Emprego Apoiado ( FANEA).
Acesse o site do CESD e baixe o Guia “Trabalho na pandemia: guia para o funcionário” em PDF.
Deixe um comentário