Livro fala sobre envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual

Há mais de 10 anos faço parte do Fórum sobre o tema “Envelhecimento e pessoa com deficiência intelectual”. No início do trabalho do grupo, pouco se sabia e poucas pessoas gostavam de falar sobre o assunto. As referências eram sempre internacionais e tínhamos poucas produções brasileiras.
Aos poucos, o tema começou a ser mais popular, as famílias e pessoas com deficiência começaram a pedir suporte e novas práticas de atendimento.
Foi aí que tive a oportunidade de participar do livro “Envelhecimento e deficiência intelectual: uma emergência silenciosa”, organizado por Laura Maria de Figueiredo Ferreira Guilhoto, da APAE-SP, atual Instituto Jô Clemente.
Ele é a segunda edição, com artigos mais atuais e pesquisas feitas no Brasil com textos de diversos profissionais com foco em envelhecimento.
O artigo que colaborei é “Deficiência Intelectual e aspectos da saúde do adulto em envelhecimento”. Ele foi feito em parceria com as pessoas que fazem parte do Fórum sobre o envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual.
O livro apresenta o resultado de uma pesquisa feita com pessoas com e sem deficiência das organizações sociais que fazem parte do fórum.
O objetivo do Fórum, por meio desses dados, era repensar os atendimentos junto às pessoas com deficiência, orientações para as famílias sobre o processo de envelhecimento e colaborar em mudanças nas políticas públicas que atendem os idosos no país.
No Brasil, o critério para ter acesso aos serviços e benefícios ofertados ao público de pessoas idosas está relacionado à idade de 60 anos. Quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, esse critério complica. Isso porque o envelhecimento delas é precoce e essas pessoas são impedidas de participar de ações relacionadas à sua condição de vida por conta da idade.
O livro não está disponível atualmente para venda. Confira o artigo com o tema: “Envelhecimento e deficiência intelectual na Grande São Paulo” (em PDF) que está no site da APAE Brasil.
O texto é assinado por: Laura Maria de Figueiredo Ferreira Guilhoto, Maria Regina de Sousa Campos Leondarides, Leila Regina de Castro, Simone Sena, Angela Maize Silva Alves, Cristina Almeida, Daniela Karmeli, Elizabete Macedo, Ester Rosenberg Tarandach, Juliana Barica Righini, Maria Fernanda Baptista Prezia, Valeria Faria, Esper Abrão Cavalheiro.
Deixe um comentário