A linguagem simples foi tema da matéria “Linguagem Simples facilita comunicação e acesso à informação” publicada no Jornal da Orla.
A minha entrevista na reportagem surgiu a partir da minha participação no 3º Seminário de Neurodiversidade e Políticas Públicas: Acessibilidade e Inclusão no Porto de Santos.
A matéria mostra a linguagem simples como uma forma prática de ampliar o acesso à informação.
Ela pode ser usada com pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas com baixo letramento e também com quem está aprendendo o idioma.
A linguagem simples ajuda as pessoas a participarem da sociedade.
Quando a comunicação melhora, mais pessoas conseguem entender, decidir, estudar e trabalhar.
A reportagem destaca que a técnica é importante, mas é preciso olhar para quem está do outro lado e adaptar a comunicação de forma intencional.
Por que essa visibilidade é importante
É importante esse tema na imprensa amplia o alcance da conversa.
A linguagem simples ainda é pouco usada em muitos contextos.
Quando esse tema chega a mais pessoas, ele ajuda a:
- ampliar o entendimento sobre acessibilidade
- fortalecer a responsabilidade de quem comunica
- incentivar mudanças práticas no dia a dia
Como essa matéria surgiu
O conteúdo da matéria foi construído a partir do seminário realizado no dia 10 de abril, na Universidade Católica de Santos (Unisantos), em Santos (SP).
O evento reuniu pessoas de diferentes áreas e contextos.
Participaram pessoas com deficiência e suas famílias, estudantes, profissionais da área, pessoas empresárias e representantes do poder público.
Durante o seminário, fui uma das instrutoras da oficina de Linguagem Simples e Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
A oficina contou com a participação de:
- Cahuê Alonso Talarico e Marcela Garcia Fonseca, do Instituto Caleidoscópio
- Pedro, estudante do Ensino Médio com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- João Pedro, que usa a Comunicação Aumentativa e Alternativa
- Eliza Sampaio, fonoaudióloga
O objetivo foi mostrar, na prática, como a comunicação impacta o acesso à informação e o protagonismo das pessoas.
Deixe um comentário